25/08/23 | São Paulo
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) assinou recentemente um acordo de parceria com a German Solar Association (BSW), principal entidade representativa dos setores de energia solar e armazenamento de energia na Alemanha, com objetivo de fortalecer a colaboração internacional entre o setor solar dos dois países, a fim de promover o desenvolvimento, crescimento e uso de energia solar fotovoltaica e tecnologias sinérgicas (incluindo armazenamento de energia, hidrogênio verde, microrredes, minirredes, digitalização e outros) na luta contra a mudança climática.
O acordo, assinado durante a Intersolar Europe, realizada em Munique, na Alemanha, em junho, atualiza uma colaboração duradoura entre a ABSOLAR e a BSW, estruturada inicialmente oito anos antes, em 2015. Com um escopo ampliado de atividades e a inclusão de novas tecnologias como parte da cooperação, as duas organizações trabalharão juntas para acelerar o desenvolvimento de energia solar, armazenamento de energia e mercados de hidrogênio verde em ambos os países.
A parceria também buscará oportunidades para empresas brasileiras e alemãs em veículos elétricos, digitalização e uso de energia renovável como base de carga para um fornecimento de eletricidade mais limpa. Além de compartilhar experiências e melhores práticas em políticas públicas, programas e incentivos, as associações vão colaborar nas áreas de intercâmbio e comércio tecnológico, para catalisar novos investimentos, gerando emprego e renda e criando oportunidades de negócios nos dois países.
Para a ABSOLAR, a Alemanha é pioneira histórica e referência mundial no desenvolvimento de políticas públicas de energia solar e armazenamento de energia em residências, empresas, produtores rurais e prédios públicos. Os alemães também se destacam como um dos principais países na promoção de novas políticas industriais, bem como no desenvolvimento da economia do hidrogênio verde, como alternativa aos gases de efeito estufa e aos combustíveis fósseis emissores de poluentes.
“A renovação da nossa histórica cooperação bilateral com a BSW é um passo sólido rumo à transição energética sustentável, catalisando a atração de novos investimentos internacionais e a geração de empregos de qualidade. Este acordo fortalece ainda mais as relações entre nossas duas entidades e entre os mercados brasileiro e alemão de energia solar, armazenamento de energia e hidrogênio verde. Contribuirá para novas oportunidades em ambos os mercados, proporcionando um crescimento ganha-ganha em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental dos dois países”, diz Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR.
O diretor Administrativo de Assuntos Internacionais da Associação Solar Alemã (BSW), David Wedepohl, afirma: “As perspectivas de cooperação futura são realmente boas – aprendemos muito com nossos parceiros brasileiros no passado. A pandemia levou a uma pausa temporária em nosso trabalho, mas retomaremos a todo vapor novamente em breve – dois dos lugares para experimentar isso será a Intersolar South America no final de agosto e o próximo 10º aniversário do Berlin Energy Transition Dialogue em Berlim em março de 2024”
Outros importantes acordos bilaterais firmados recentemente pela ABSOLAR junto ao mercado internacional foram assinados com a China, via as instituições Center for International Economic and Technological Cooperation (CIETC), ligado ao governo chinês, e com a China Photovoltaic Industry Association (CPIA), e também com a Austrália, através da Smart Energy Council (SEC). As oportunidades de colaboração entre os setores fotovoltaicos Brasil-China e Brasil-Austrália aconteceram igualmente durante o evento Intersolar Europe visando ampliar a parceria entre os setores fotovoltaicos internacionais.