ABSOLAR Meeting Sul fala de oportunidades de negócios em energia solar FV e novas tecnologias no terceiro painel do dia

19/09/24 | São Paulo

Rodrigo Pedroso, Conselheiro da ABSOLAR, destacou que, desde 2010, a solar fotovoltaica reduziu os custos em mais de 90%. Falou também sobre a incorporação de novas tecnologias ao setor, como é caso da importância de estruturar e aprovar a regulamentação para armazenamento de energia elétrica no Brasil.

Já Márcio Sant’Anna, CEO da ECOM, falou sobre o mercado livre de energia. Informou que, desde janeiro deste ano, o ambiente de contratação livre está aberto para qualquer consumidor de Alta e Média tensão que faz parte do Grupo A de consumo.

Já Bianca Santos, Consultora Comercial no Grupo Moura, falou sobre alta demanda e Peak Shaving – que, nos momentos de maior consumo, a potência demandada da rede pode ser superior à demanda contratada da instalação, o que pode gerar uma multa por ultrapassagem da demanda. Segundo Bianca, os sistemas de armazenamento com baterias podem disponibilizar energia armazenada quando ocorrem solicitações de alta potência, reduzindo a energia necessária da rede e permitindo que a unidade consumidora permaneça dentro de seu limite de demanda contratada.

Silvio Robusti, Gerente de Produto da Growatt, destacou as tecnologias de veículos e carregadores elétricos. Além disso, informou que, em 2023, 94 mil veículos eletrificados foram emplacados – um crescimento de + 91% frente à 2022. Por último, o Especialista Técnico e Regulatório da ABSOLAR, Christian Cecchini, levantou pontos da emergência climática global e como o Acordo de Paris visa limitar o aumento da temperatura até 2 ºC, visando esforços para 1,5 ºC, em 2100, com relação aos níveis pré-industriais.

Segundo Christian, o Brasil é um dos países signatários do Acordo de Paris, tendo submetido em sua última Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) os compromissos de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 e 43% até 2030.