Do dimensionamento à gestão de todas as etapas:BYD passa a oferecer EPC para grandes usinas fotovoltaicas

26/06/24 | São Paulo

Companhia que já atingiu a marca de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos produzidos no país, aumenta sua atuação no mercado com a missão de fortalecer o setor de energia limpa nacional

Em linha com o objetivo de tornar o mundo mais sustentável, a BYD Energy passa a oferecer ao mercado o EPC (engineering, procurement and construction), ou seja, o desenvolvimento do projeto de grandes usinas solares do início ao fim. O serviço envolve estudos e dimensionamento para entender a demanda do local, todo o processo de engenharia executiva, planejamento e gestão das aquisições, como também todo o processo de construção e montagem do projeto, incluindo os comissionamentos e testes necessários para conexão.

“O nosso objetivo é fortalecer o mercado de energia limpa no Brasil e atuar como uma aliada neste contexto com nossa expertise na criação de soluções sustentáveis e serviços qualificados, baseados em um alto conhecimento técnico. A sustentabilidade é o foco da BYD, tanto com a produção de carros elétricos quanto com soluções de energia solar, protagonistas na oferta de ‘combustível limpo’ para as soluções de eletromobilidade BYD”, afirma Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD Energy, que explica que o EPC da companhia atende também demandas de clientes de pequeno porte.

Com solução “energy as a service”, a companhia age desde a identificação da demanda de energia do cliente até a manutenção da usina durante todo o período da garantia técnica, que pode durar de 6 a 12 meses. Na fase inicial, a equipe de engenharia, com expertise em desenvolvimento de projetos, fornece todas as soluções personalizadas, estudos e dimensionamentos, respeitando todas as normativas, além da utilização de softwares e ferramentas adequadas e elaboração de memoriais e quantitativos, garantindo precisão executiva e controle de custos, além do suporte dos consultores e de um time de P&D da própria BYD.

Já na etapa de planejamento de compras e aquisições, entra em cena a equipe especializada em cadeia de suprimentos, que ativa o sistema de qualificação de fornecedores, o acesso a especialistas em importação e nacionalização, o setor de logística e suprimentos dedicado ao projeto e ainda o tempo reduzido de operação e resolução de problemas.

Feito todo esse processo, a construção é realizada por parceiros qualificados em execução de obras e com a expertise comprovada em todas as disciplinas (elétrica, civil e mecânica), seguida do gerenciamento de obras, com o monitoramento e controle através de indicadores de desempenho, a gestão de fornecimento e execução de subcontratados, a gestão da qualidade e de riscos, a fiscalização de obra e ainda o setor jurídico dedicado ao acompanhamento de todo o ciclo do projeto.

“O EPC é mais uma solução que vem para agregar no leque de produtos e serviços da companhia que contribui 100% com a sustentabilidade do país. Agora com a oferta, a BYD agrega ainda mais ao crescimento do setor, em linha com seu compromisso de redução da temperatura global em até 1ºC”, conclui Rodrigues. 

Sobre a BYD

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro e, neste ano, atingiu a marca de 2,3 milhões de painéis fotovoltaicos produzidos no país.