31/05/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo O Globo
País tem atualmente mais de 1,9 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, afirma ABSOLAR
Em um ano, a energia solar teve um crescimento de 110% na potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos e pequenos terrenos no Brasil, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Em maio de 2022, o país tinha chegado a marca de 10 gigawatts e este ano, no mesmo mês, está com 21 gigawatts. Isto corresponde a uma e meia usina hidrelétrica de Itaipu, que tem a capacidade de 14 GW.
De acordo com a ABSOLAR, o país tem atualmente mais de 1,9 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, com 2,5 milhões de unidades consumidoras. Desde 2012, foram cerca de R$ 105,8 bilhões em novos investimentos.
Pelo mapeamento da associação, a tecnologia solar fotovoltaica está em 5.527 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
– Temos uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como no seu uso em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros, ajudando a reduzir os gastos dos governos com energia elétrica para que tenham mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira – comenta o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.