10/04/25 | São Paulo
A ABSOLAR esteve com o Deputado Federal Júlio Lopes (PP-RJ), membro da Comissão de Minas e Energia (CME), para tratar sobre inversão de fluxo de potência e armazenamento de energia elétrica.
O Presidente-Executivo, Rodrigo Sauaia, e a Vice-Presidente de Geração Distribuída, Bárbara Rubim, apresentaram ao parlamentar os desafios que a geração própria solar vem enfrentando, diante de negativas de conexão pelas distribuidoras, por alegação de inversão de fluxo de potência. Estes casos têm se alastrado por todo o Brasil, impedindo que muitos consumidores possam gerar sua própria energia limpa, renovável e competitiva.
A ABSOLAR abordou, ainda, as oportunidades que o armazenamento de energia elétrica pode trazer ao País e o papel protagonista que a Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados pode desempenhar nesta frente, dado que ainda não existe um marco legal robusto para o armazenamento de energia elétrica no Brasil.
O Deputado Júlio Lopes demonstrou interesse pelas pautas e disse estar à disposição para contribuir com o avanço das discussões no Congresso Nacional e junto à Aneel.