09/05/24 | São Paulo
Por: Camila Gomes
Na primeira mesa redonda do evento, o Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Marcio Trannin, destacou as vantagens do mercado livre para empresas e consumidores. “Os benefícios são claros: 37 mil consumidores já são livres e podem migrar, com evidente redução de tarifas”, disse.
Inês Gaspar, Gerente de Produto da Aurora Energy Research, iniciou sua participação falando de futuro das energias renováveis. Segundo ela, a solar irá representar, em 2060, mais de 34% da energia total brasileira. Inês também informou que o ACL tem um potencial enorme alinhado à solar, que é a energia mais barata.
César Pereira, Gerente Executivo de Regulação e Capacitação da CCEE, diz que, atualmente, são 170 mil consumidores potenciais para o mercado livre e, somente neste ano, a previsão é de que 20 mil consumidores migrem. Cesar também informou que não existe a necessidade de grandes mudanças na legislação para viabilizar o mercado livre e que os leilões de energia serão uma uma garantia de suprimento de energia.
Bruno, CEO do Canal Solar, destacou que o tamanho dos desafios são proporcionais ao tamanho das oportunidades e que os pequenos negócios podem se beneficiar, contanto que o mercado busque uma simplificação, mostrando a veracidade do ACL, educando e conscientizando os consumidores. Já Vinícius Reis, Head de Produtos da Enel X, também explica toda a questão de como o consumidor pode ter mais conforto e confiança no mercado, por meio da solar ou do mercado livre.