09/05/24 | São Paulo
Por: Camila Gomes
No terceiro painel do evento Mercado Livre ABSOLAR, Donato Filho, CEO da Volt Robotics, apresentou experiências internacionais que contribuem para a perspectiva de que o sinal de preço ao consumidor podem alterar o seu comportamento e que “os modelos de formação de preço necessitam ser aprimorados para acomodar as mudanças de comportamento”.
Já, Fernando Casasola, Gestor de Vendas de Usinas Solares da WEG, apresentou que “a mobilização pré-construção é fundamental. Quanto menos impactar o terreno em que será instalada a usina, maiores serão os ganhos em termos de geração de energia e redução de custos de manutenção”.
Matheus Medeiros, Utility Scale Solar PV Projects da Sungrow comentou que “os sistemas de armazenamento de energia podem ser aliados para contribuir na diferença entre a curva de carga e a curva de consumo”.
Em sua palestra, Siqueira Neto, CEO da PV Operation, destacou que “é fundamental medir e analisar os parâmetros de operação da usina para verificar a produtividade e, caso esteja baixa, atuar para melhorar o desempenho do projeto”.
Por último, Ana Carla Petti, Diretora de Assuntos Regulatórios da Comerc Energia, esclareceu as diferenças entre os modelos de produção no ambiente de comercialização livre, o modelo de autoprodução por equiparação e o consumidor livre, especificando os riscos e pontos de atenção com relação aos modelos que vêm sendo debatidos.
Confira algumas imagens: