09/05/24 | São Paulo
Por: Camila Gomes
A última mesa redonda do evento Mercado Livre ABSOLAR começou com o moderador, Vice-Presidente de Geração Centralizada da ABSOLAR e Head of Country Brazil da Lightsource bp, Ricardo Barros, destacando que a energia solar é ESG por natureza. Logo depois, a CEO da Cela e Vice-Presidente de Investimentos e Hidrogênio Verde da ABSOLAR, Camila Ramos, falou sobre as estratégias de energias renováveis para indústria, as tendências tecnológicas e a necessidade de políticas públicas para que o setor se desenvolva.
Camila trouxe recortes do ano de 2023, informando que todos os PPAs selecionados no estudo da CELA foram referentes à autoprodução de energia solar. Segundo a pesquisa, a motivação do consumidor em investir na autoprodução é a redução na tarifa de energia. Além disso, apontou que empresas que não investem em ESG são mais difíceis de conseguir financiamentos para futuros projetos.
Isabella Sene, Especialista Técnico Regulatório da ABSOLAR, falou sobre a Força-Tarefa (FT) ESG da associação. A palestrante destacou que é uma iniciativa muito importante para que as empresas entendam as boas práticas que precisam ter para entregar valor para o mercado. A FT tem o objetivo de criar metas para ajudar os associados a colocar em prática todos esses processos e ainda debate sobre a reciclagem dos módulos fotovoltaicos.
Gisele Astorga Viveros, Gerente de Relacionamento com Clientes Corporativos da Auren Energia, afirmou que, para além de trazer a pauta sustentável, é necessário que uma empresa desenvolva um lado social, trazendo também mais mulheres para o mercado. Carla Cardilo, CFO da Ecom Energia, complementou dizendo que a experiência do consumidor é um ponto que também deve ser levado em consideração nas empresas para as práticas ESG. Para Carla, é muito importante investir em plataformas tecnológicas para fazer esse atendimento ao cliente de forma efetiva e que traga a satisfação do cliente.
Confira algumas imagens: