13/06/22 | São Paulo
Reportagem publicada pelo H + – Maringá
Sistema de painéis de energia deve proporcionar uma economia de aproximadamente 80% dos R$ 100 mil, em media, que são pagos da conta de luz mensalmente no terminal
O Aeroporto de Maringá prepara a instalação de painéis de energia fotovoltaica para trocar o sistema de energia elétrica no local. Segundo a prefeitura, a instalação das placas proporcionará uma economia de aproximadamente 80% dos R$ 100 mil, em media, que são pagos da conta de luz mensalmente no aeroporto. O sistema deve ser instalado até o final do ano.
De acordo com o superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende, o projeto já está pronto. Em seguida será a análise sobre orçamento, a captação recursos no BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento) e a abertura de licitação para contratar empresa para as obras.
Os painéis de energia fotovoltaica serão instalados próximos da SCI )Seção de Contra Incêndio). A energia sustentável será usada na iluminação do local, ar-condicionado, balizamentos, equipamentos, entre outros.
Conforme Rezende, essa é uma das melhorias no Aeroporto visando ampliar os serviços e oportunidades de negócios para empresas locais. “Já foi feita uma reforma e ampliação da pista, instalação de uma base da Polícia Federal e de equipamentos. E em breve o Terminal de Passageiros será ampliado, terá a instalação do sistema de pouso ILS (Instrument Landing System), a criação de um terminal de cargas, entre outras obras e melhorias”.
No mês de maio, foi assinado na Expoingá, um acordo com o BRDE, sobre projetos que relacionam economia, sustentabilidade e segurança. Um dos primeiros projetos com energia fotovoltaica da administração do prefeito Ulisses Maia foi a instalação de 64 postes com placas de nomes de ruas e avenidas.
A SeInfra (Secretaria de Infraestrutura) informa que já foram trocadas 8,6 mil lâmpadas por toda a cidade. As lâmpadas comuns com consumo maior foram substituídas por lâmpadas de led que economizam, iluminam melhor e duram mais. Foram instaladas iluminação com led em 12 espaços públicos como praças e parques, além de ruas e avenidas por toda cidade. Outros 20 locais públicos devem receber iluminação com led até o final do ano. Além de 30 escolas e creches.
Ainda de acordo com a prefeitura, outras medidas sustentáveis implantadas, foram a digitalização de serviços eliminando processos de papel, o asfalto ecológico implantado na rua Joubert de Carvalho no mês passado e em breve para outras vias da cidade.