11/08/23 | São Paulo
Por: Ricardo Casarin
País conta com mais de 2 milhões de instalações fotovoltaicas na modalidade geração distribuída
O Brasil superou 3 milhões de consumidores beneficiados energia solar na geração distribuída (GD), modalidade que permite a produção própria de eletricidade por meio de placas fotovoltaicas. Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar, o segmento soma 2 milhão de sistemas fotovoltaicos e 22,9 GW de potência operacional no país.
A marca foi registrada cerca de sete meses depois do mercado chegar a 2 milhões de unidades consumidoras e menos de dois anos após o primeiro milhão de consumidores, número que levou cerca de uma década para ser atingido. Somente em 2023, o segmento acrescentou 552 mil novos consumidores beneficiados pela energia solar.
A maior parte dos consumidores da GD solar do país são residenciais, com mais de 2 milhões de unidades. Em seguida, vem as classes de consumo residencial, rural e industrial, com 556 mil, 319 mil e 58 mil unidades de consumo, respectivamente.
O estado líder em número de consumidores beneficiados pela geração solar distribuída é Minas Gerias, com 628 mil clientes. São Paulo (389 mil), Rio Grande do Sul (351 mil), Paraná (242 mil) e Bahia (171 mil) completam os cinco maiores mercados do Brasil.