08/09/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Portal Solar
Capacidade instalada de geração limpa atingiu 1,32 TW no país asiático ao final do primeiro semestre de 2023
A capacidade instalada de energia renovável da China atingiu 1,32 TW no final do primeiro semestre de 2023, superando as termelétricas a carvão pela primeira vez, aponta a agência estatal National Energy Administration (NEA). Conforme os dados, a participação de fontes não fósseis no consumo de energia do país avançou de 9,7% em 2012 para 17,5% em 2022.
A China construiu o maior sistema de fornecimento elétrico do mundo e conta com a maior potência instalada de geração renovável do planeta, mantendo a liderança global em termos de escala nas fontes hídrica, eólica, solar fotovoltaica e biomassa, além de ter o maior portfólio de usinas nucleares em construção.
Ao final de junho, o país asiático atingiu 470 GW de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica e 390 GW de energia eólica. Nos primeiros seis meses do ano, o investimento das principais companhias chinesas em energia solar disparou em 113,6%, somando US$ 18,88 bilhões, mostram os dados da NEA.
Um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), divulgado em junho, prevê que a China deverá adicionar 310 GW de capacidade de energia solar fotovoltaica até o final de 2024. Conforme o estudo, a contribuição do país no acréscimo de capacidade global de energia renovável deverá crescer nos próximos dois anos, consolidando a liderança isolada do setor.