Energia solar: baterias de lítio elevam o potencial dos sistemas fotovoltaicos

09/11/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Click Petróleo e Gás

Quando o papo é energia solar, as baterias entram na roda como peça fundamental, e as de lítio estão roubando a cena. Mas o que elas têm de tão bacana? Elas oferecem uma mistura fina de longa vida, eficiência e economia que tá deixando os sistemas offgrid e híbridos numa boa.

As baterias de íon de lítio tão se destacando no meio da multidão pela tal da descarga profunda, podendo usar até 90% da carga sem dar ruim na vida útil. Inúmeras vantagens para o setor de energia solar.

Elas aguentam o tranco de uns 4.000 a 6.000 ciclos, podendo chegar a uns 15 anos de ralação . Já as baterias de chumbo ácido, tipo a Moura de 100 amperes, se você puxar muito delas, não duram nem pro café da manhã.

O que também faz as baterias de lítio serem especiais é que elas não amarelam com o calor. Enquanto as de chumbo ácido já começam a pedir água com mais de 25°C, as de lítio tiram de letra temperaturas de até 60°C. Isso é uma mão na roda pra quem vive onde o sol castiga sem dó.

Mais energia no mesmo espaço: as baterias de lítio são especiais

Falando em guardar energia, as baterias de lítio são “ pequenas mas com raça “. Elas entregam até 90% da energia que guardam, enquanto as tradicionais de chumbo ácido só deixam você usar uns 30% pra não capotarem antes da hora.

No quesito preço, uma bateria de lítio de 100 amperes pode parecer salgada, custando uns R$ 800, mas ela dura uns bons 15 anos.

Já as de chumbo ácido , que custam uns R$ 750, você vai ter que trocar mais que moda de novela . No final das contas, a bateria de lítio vale o investimento e não deixa você na mão.

Baterias de lítio são o grande negócio da energia solar offgrid

Com todas essas vantagens , as baterias de lítio tão virando o jogo na energia solar offgrid O jeito que as coisas tão indo, elas vão dar um gás no uso da energia do sol, fazendo a energia solar ser uma parada ainda mais firmeza pro futuro do Brasil.