03/08/20 | São Paulo
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai avançar com o projeto de renovação que visa melhorar a eficiência energética do Hospital de Santa Maria.
O primeiro passo do plano estratégico para a sustentabilidade ambiental já arrancou esta semana com a montagem do estaleiro para a construção de uma nova central térmica, prevendo-se a conclusão das obras para o final de 2021.
Estão ainda previstas outras medidas no projeto de renovação energética, nomeadamente a instalação de um sistema de módulos fotovoltaicos para autoconsumo, a renovação da caixilharia das cerca de 5.400 janelas que existentes no edifício e ainda a substituição de quase 12 mil lâmpadas fluorescentes por iluminação LED.
Para o CHULN, este é “um importante plano estratégico que irá tornar o Hospital de Santa Maria, o maior edifício público do país, mais eficiente e sustentável em termos ambientais”.
O plano de eficiência energética para o Hospital de Santa Maria é, segundo o conselho de administração do CHULN, financiado a 95 por cento pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), um dos programas criados para a operacionalização da estratégia Portugal2020.