03/09/24 | São Paulo
O projeto terá uma capacidade instalada de 250 MWp e está localizado no Vale do Jaguaribe, no município de Jaguaruana
Reportagem publicada pelo BTG Pactual
A Weg (WEGE3) anunciou nesta segunda-feira (02) um novo acordo milionário para o fornecimento de equipamentos para a Kroma Energia, que atua no desenvolvimento de projetos de geração e na comercialização de energia, com sede em Recife (PE).
Em comunicado divulgado ao mercado, a companhia referência na produção de motores elétricos e conhecida como a “fábrica de bilionários” informou que o acordo visa à construção do complexo de energia solar fotovoltaica Arapuá, em Jaguaruana, no Ceará.
O valor do contrato é de R$ 630 milhões e será feito na modalidade EPC (Engineering, Procurement and Construction). Ou seja, compreende em um só instrumento o projeto, a construção, a compra de equipamentos e a montagem para a realização da obra.
Segundo a Weg, a companhia irá fornecer módulos fotovoltaicos, trackers, inversores, subestação de energia e bay de conexão para a concessionária local.
O contrato conta ainda com serviços de engenharia e montagem eletromecânica completa.
A primeira fase do Complexo Solar Arapuá terá potência instalada de 250 megawatts-pico (MWp), com expectativa de geração de até 1.700 empregos diretos e indiretos, segundo o site da Kroma.
A primeira etapa da construção do complexo começará ainda nesse semestre, e a conclusão está prevista para o ano de 2025.
A previsão é de que o complexo solar deve iniciar sua operação comercial no primeiro trimestre de 2026.
Em maio deste ano, a Weg anunciou planos de participar do mercado de geração eólica nos EUA.
Os investimentos iniciais previstos não foram revelados, mas a empresa informou que não são relevantes e que já estão considerados no orçamento de capital já aprovado.
Para entrar no mercado de geração eólica nos EUA, a Weg pretende usar a fábrica de motores e geradores de alta tensão localizada em Minneapolis, no estado norte-americano de Minnesota.
A planta de 45 mil metros quadrados de área construída e cerca de 200 colaboradores produzirá aerogeradores 7 megawatts (MW).