27/11/24 | São Paulo
45% da instalação desse tipo de equipamento no país é feita por meio de financiamento
Reportagem publicada pelo Gazeta MT
Investir em placas para energia solar deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser mais acessível para consumidores das classes B e C, especialmente por causa dos financiamentos disponíveis para o material. O grande atrativo da instalação desse tipo de equipamento é a redução no valor da conta de energia elétrica, que pode chegar a 95%.
A procura pelos sistemas fotovoltaicos para residências está em ascensão no país, impulsionada pelas altas tarifas de energia elétrica, onde a conta pode ultrapassar R$ 1 mil por mês com o uso do ar-condicionado. A solução mais buscada são os kits de energia, com os quais a energia gerada é devolvida para a rede de abastecimento e, posteriormente, abatida da fatura mensal.
Por ser um investimento de maior custo, o financiamento surge como uma solução rápida e prática, exigindo apenas um projeto assinado por um profissional e disponibilidade de crédito. De acordo com um mapeamento da plataforma Meu Financiamento Solar, os financiamentos correspondem a 45% das instalações de placas solares.
“Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, mais de 1,6 milhão de residências geram energia de fonte solar no país. Nos últimos anos, houve uma redução nos valores dos equipamentos, o que permitiu que mais consumidores tivessem acesso aos kits geradores. E o financiamento é uma das formas de adquirir as placas solares em curto prazo, gerando uma economia imediata”, explica o diretor de Negócios da cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, Marco Túlio Garcia.
Para facilitar esse e outros financiamentos, a cooperativa realiza até 29 de novembro um feirão com condições especiais para a aquisição dos equipamentos. “Queremos facilitar ainda mais a vida dos nossos associados, oferecendo taxas justas para tornar os kits fotovoltaicos mais acessíveis, permitindo uma redução de até 95% na conta de energia”, enfatiza Garcia.
No feirão, também é possível financiar outros itens, como veículos e equipamentos para o comércio, incluindo freezers, geradores de energia e computadores, além de maquinários voltados para empreendedores, como máquinas de costura, colheitadeiras e outros insumos para o agronegócio.
Confira a lista das cidades onde as condições especiais estão sendo oferecidos nas agências Sicredi durante o Feirão:
Mato Grosso
Alto Araguaia
Alto Garças
Alto Taquari
Guiratinga
Itiquira
Ouro Branco (distrito de Itiquira)
Pedra Preta
Rondonópolis
Tesouro
São José do Povo
Amapá
Laranjal do Jari
Macapá
Mazagão
Santana
Tartarugalzinho
Pará
Afuá