04/07/24 | São Paulo
Reportagem publicada pelo BCNews
Geração de emprego e renda, produção de energia renovável e conscientização socioambiental. Essas são as promessas de Alejandro Catalano, diretor geral da Pan American Energy (PAE) no Brasil, empresa argentina responsável pelo Complexo Eólico Novo Horizonte, inaugurado na última quarta-feira (3), em Boninal, na região da Chapada Diamantina, na Bahia.
Com investimento de R$ 3 bilhões, o primeiro empreendimento da PAE em solo brasileiro possui 94 aerogeradores distribuídos em 10 parques nos municípios de Boninal, Novo Horizonte, Ibitiara, Brotas de Macaúbas, Piatã e Oliveira de Brejinhos.
“Quando decidimos ampliar a continuar investindo em energias renováveis, decidimos que uma geografia onde era bom para continuar essa expansão era o Brasil. Dentro do Brasil, apresentamos trinta projetos, e escolhemos o Novo Horizonte pelas condições de recursos, de vento e de potencial de expansão solar”, destaca Alejandro Catalano, diretor geral da PAE no Brasil.
Para o governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a chegada do complexo eólico na Chapada Diamantina é resultado de estudos e pesquisas ao longo de anos, em um processo complexo de mudança no modelo de produção energética do país.
“Não se instala um campo de produção de energia eólica, solar, de hidrogênio verde de um ano pro outro (…). Estamos aqui, hoje, colhendo investimentos nessa inauguração aqui em Novo Horizonte, Boninal, na Chapada, que vocês começaram a fazer os estudos a 10, 15 anos atrás”, pontua Rodrigues.
O governador da Bahia ainda reforça que, agora, o Brasil tem condições de deixar para trás um “modelo colonizador”.
!A gente não exporta mais como no passado. Exportávamos a amêndoa de cacau e importávamos o chocolate. Exportávamos o algodão e comprávamos o tecido. Estamos em um momento em que entendemos os investimentos, mas nós queremos que as indústrias possam também vim para o Nordeste. Se não, nós vamos continuar no modelo colonizador”, enfatiza Rodrigues.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), enfatiza que a chegada do complexo eólico em Boninal é o resultado de um investimento de R$ 60 bilhões do governo federal na contratação de linhas de transmissão no nordeste brasileiro.
“A semeadura foi feita. Um ano e meio de políticas públicas do setor elétrico que interessem realmente ao desenvolvimento nacional, a geração de emprego e renda, o combate à desigualdade, a reestruturação do setor”, destaca Silveira.
Produção de energia renovável
O Complexo Eólico Novo Horizonte possui capacidade instalada para geração de energia de 423 MW, o que é suficiente para abastecer cerca de 1 milhão de residências brasileiras. Para o governador Jerônimo Rodrigues, a inauguração destaca o papel da Bahia no cenário nacional de produção de fontes de energia renovável, como a eólica.
“Nós estamos acompanhando a instalação de uma empresa que exportará vento, coisa que nós nunca sonhávamos”, disse Rodrigues.
O novo equipamento compreende uma área de 2,7 mil hectares.