28/11/24 | São Paulo
Levantamento da plataforma Meu Financiamento Solar indica entrada de integradores no mercado brasileiro de geração distribuída
Reportagem publicada pelo Portal Solar
O setor de energia solar brasileiro deve fechar 2024 com cerca de 3,7 mil novas empresas de instalação de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída, segundo estimativa da plataforma Meu Financiamento Solar. A empresa recebe por volta de 450 pedidos de cadastros por mês de empreendedores que buscam incluir a linha de financiamento no portfólio de serviços aos clientes finais.
De acordo com o levantamento, cerca de 70% desses pedidos de parceria são provenientes de novos entrantes no mercado de instalação de painéis solares, chamados de integradores. O Meu Financiamento Solar avalia que o volume de cadastros é reflexo das crescentes oportunidades de negócio para os empreendedores de energia solar, sobretudo com as facilidades de financiamento que têm viabilizado boa parte das instalações fotovoltaicas.
De janeiro a outubro deste ano, o segmento de geração própria de energia solar como um todo acrescentou 7 gigawatts (GW) em potência instalada nos telhados e pequenos terrenos de residências e empresa.
No período, foram mais de 800 mil novas unidades consumidoras contempladas com a tecnologia fotovoltaica, com investimentos da ordem de R$ 26 bilhões este ano, segundo balanços da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Neste ano, as empresas de projetos e instalação foram responsáveis pela criação de mais de 210 mil empregos no Brasil, Entre os novos postos de trabalho, destacam-se instaladores, engenheiros, consultores, administradores e eletricistas, entre outros.
Na avaliação da diretora do Meu Financiamento Solar, de Carolina Reis, a geração fotovoltaica, por ser a principal alternativa buscada pelos consumidores brasileiros para se blindarem dos aumentos na conta de luz, é um oceano de oportunidades para quem quer mudar de área e empreender.
“Com as facilidades de contratação de crédito no país ofertadas pelos empreendedores aos clientes finais, o mercado de instalação de painéis solares traz um ambiente completo e atrativo tanto para os empreendedores quanto para os brasileiros em suas casas e empresas”, comentou a executiva.
Para um empreendedor se tornar parceiro do Meu Financiamento Solar é preciso preencher uma ficha cadastral e anexar alguns documentos básicos, como comprovações de pelo menos três projetos concluídos, incluindo a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada e as contas de luz com a geração de energia nas unidades consumidoras, além do contrato social ou certificado MEI da empresa, comprovante de endereço e dados bancários, entre outros.