02/05/22 | São Paulo
Reportagem publicada pela Revista AdNormas
The Smarter E South America realiza evento exclusivo em Munique, na Alemanha, para dessa forma destacar internacionalmente o crescimento do mercado brasileiro de energia solar e hidrogênio verde – com apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), NewCharge e AHK Rio.
O evento acontece no dia 12 de maio de 2022, em Munique, na Alemanha. Um dos seus principais objetivos é apresentar o mercado brasileiro às empresas globais de tecnologias, assim como, para os investidores.
Impulsionada pela expansão das energias renováveis no país, a energia solar atingiu dessa forma uma quota significativa de crescimento na matriz energética brasileira. Outras tecnologias vêm se destacando e apresentando assim também potencial no Brasil e uma delas é o hidrogênio verde (H2V). Um mercado promissor que vem portanto cada vez mais ocupando espaço no país.
Crescimento 2020-2021 em (GW)
China 52,9 GW
Estados Unidos 19,9 GW
Índia 10,3 GW
Brasil 5,7 GW (+15,0 GW operação instalada)
Alemanha 4,7 GW
Japão 4,4 GW
Coréia do Sul 3,5 GW
Holanda 3,2 GW
Espanha 3,1 GW
França 2,6 GW
A ABSOLAR divulgou recentemente que a fonte de energia solar já atingiu mais de 15 GW no Brasil até março de 2022, com investimentos de mais 78,5 mil milhões de reais construídos, gerando assim 450.000 empregos desde 2012. Estima-se que dessa forma são poupadas 20,8 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa pela energia solar.
Segundo o relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) e da ABSOLAR,
o crescimento dos projetos brasileiros de energia solar em 2021 garantiu assim ao país o quarto lugar no ranking global, que mede a adição da fonte fotovoltaica na matriz elétrica no ano passado.
Segundo o relatório, o país adicionou portanto cerca de 5,7 GW na auto-geração de energia solar em residências, empresas e grandes usinas solares ligadas ao Sistema Interconectado Nacional até 2021 (SIN). A ABSOLAR relata que o país terminou o ano passado com mais de 13,6 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar.