09/09/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Jornal Amanhecer
Minas Gerais se tornou líder em geração distribuída de energia solar fotovoltaica no Brasil, segundo ranking estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Divulgado recentemente, o levantamento sinaliza um aumento da potência instalada no estado mineiro para 3.103,2 megawatts (MW), o que supera o estado de São Paulo no quesito em questão, além de representar 13,5% da potência instalada no país.
De acordo com o Gabriel Guimarães, sócio-fundador e diretor comercial da SolarVolt, a maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do Brasil, ‘’a liderança é um reflexo de um crescimento mês a mês de Minas Gerais, em geração distribuída, oriundo de um trabalho minucioso e atento de players no estado que estudam a condição e o contexto mineiros para tais investimentos e, a partir disso, desenvolvem estruturas que potencializam a produção de energia de uma maneira sustentável e saudável ao meio ambiente’’.
Segundo o ranking municipal de geração distribuída da ABSOLAR, a cidade de Uberlândia, que é destaque mineiro no quesito, apresentou um crescimento para 132,9 MW, o que corresponde a 0,6% da potência instalada no país.
Além disso, de acordo com dados da associação, o estado de Minas Gerais segue sendo o líder em geração centralizada, que sinaliza a potência instalada e os status das usinas solares fotovoltaicas outorgadas do mercado regulado e do mercado livre por estado. Nesse sentido, Minas Gerais tem 3.125,9 MW em operação, 2.692,2 em construção e 35.923,2 em construção não iniciada. ‘’Isso é parte do potencial que Minas Gerais tem para geração de energia solar fotovoltaica ligada ao momento favorável para esses investimentos estão sendo sinalizados e à missão de levar economia aos funcionários, aos fornecedores e ao mercado e de desenvolver projetos que façam a diferença para o meio ambiente’’, destaca Gabriel Guimarães.