09/01/24 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Portal Solar
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado global
A Aiko Solar terminou 2023 na liderança do ranking de painéis solares mais eficientes do mercado global, mostra levantamento da plataforma Taiyang News. A fabricante chinesa conquistou a posição com um módulo fotovoltaico com índice de conversão de 24%. Essa eficiência foi certificada pelo laboratório TÜV SÜD e o produto está comercialmente disponível para clientes finais.
A eficiência de uma placa solar representa o seu potencial de conversão da luz solar em energia elétrica por metro quadrado. No caso do produto da Aiko, isso significa que do total de luz captado pelo produto, 24% serão convertidos em eletricidade para o consumo.
O equipamento faz parte da linha ABC e conta com potência de 620 W. A sigla ABC significa All Back Contact e se refere a uma tecnologia fotovoltaica que adota uma estrutura de contato posterior e ausência de busbars na parte frontal.
A segunda colocação ficou com o módulo Hi-MO6 da Longi, com eficiência de 23,2%. O produto, baseado em células fotovoltaicas de tecnologia HPBC da fabricante, ainda conta com potência de 600 W.
O terceiro lugar é da Huasun, com o painel solar de 23,2% da série Himalaya. O produto utiliza tecnologia de heterojunção (HJT) e tem potência de 715 GW, a mais alta entre as listadas no ranking.
Metodologia
Conforme a Taiyang News, são classificados apenas painéis solares disponíveis para comercialização com eficiência mínima de 21,5%. A lista inclui apenas o módulo mais eficiente de cada fabricante por tecnologia.
Dessa forma, se uma companhia possui dois produtos PERC acima de 21%, apenas um deles é listado. Porém, se uma empresa oferece um modulo PERC e outro TOPCon, os dois entram no ranking.
Confira o ranking dos painéis solares mais eficientes de 2023: