15/10/24 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Jornal O Candeeiro
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) vai reunir, no dia 31 de outubro deste ano, em Salvador (BA), empresários, autoridades públicas, consultores, agentes e especialistas para uma série de debates sobre avanços e as perspectivas da energia solar no Nordeste e no País. Trata-se do ABSOLAR Meeting Nordeste, evento que discute os desafios regulatórios, as novas oportunidades de negócios e investimentos para as companhias do setor, tanto no âmbito nacional quanto no desenvolvimento regional.
Entre as autoridades públicas convidadas, destacam-se os governadores dos nove estados nordestinos (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE), além de demais membros dos executivos e legislativos. Também contará com a presença das lideranças nacionais e regionais da ABSOLAR e dezenas de players expoentes do setor fotovoltaico.
O evento tratará de temas como o novo contexto regulatório na geração própria solar, impactos da reforma tributária e da retomada do imposto de importação nos negócios do setor, novos arranjos comerciais para as empresas da cadeia fotovoltaica e perspectivas na gestão de pessoas.
Segundo dados da ABSOLAR, a geração própria solar já proporcionou aos estados do Nordeste a atração de mais de R$ 30 bilhões em investimentos e geração. Toda a região possui atualmente mais de 6,1 gigawatts (GW) de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
A proposta do ABSOLAR Meeting Nordeste, que conta com a fintech Meu Financiamento Solar como anfitriã, é colaborar com as empresas na geração de novos negócios e atualização profissional, bem como ampliar o relacionamento e o networking entre fornecedores, integradores, fabricantes e clientes que compõem a cadeia de valor da energia solar no País.
Durante o encontro, que conta ainda com o apoio da Amara NZero, Connectoway Solar, Ecom Energia, Growatt, Solar Group, Sungrow e WEG, serão organizados painéis de debates e palestras com especialistas sobre os avanços da energia solar na região e no Brasil, o desenvolvimento econômico, ambiental e social a partir da fonte fotovoltaica, os modelos de financiamento de projetos e o avanço do empreendedorismo no segmento, entre outros. O credenciamento começa às 8h, as palestras, às 9h e as atividades se encerram às 18h.