31/07/22 | São Paulo
Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo
ABSOLAR enviou carta a candidatos para defender investimento
Em carta enviada aos presidenciáveis, a ABSOLAR (associação de energia solar) pediu que o próximo governo se comprometa a atingir a meta de 5 milhões de telhados solares até 2026, quantidade que corresponde a 25 gigawatts de capacidade instalada.
Com a medida, a entidade diz que o país pode atrair R$ 124 bilhões em investimentos privados e arrecadação de R$ 37,6 bilhões em tributos.
Para as usinas de grande porte, a proposta é o desenvolvimento de medidas de transição energética que neutralizem a emissão de carbono até 2050.
As sugestões incluem ampliação de investimentos em infraestrutura de transmissão e licitações para contratação de energia elétrica, de potência e de reserva de capacidade com ampla participação das fontes renováveis e de sistemas de armazenamento energético.
A ABSOLAR defende política industrial com isonomia tributária entre produtos nacionais e importados, por meio da desoneração de insumos. A entidade também pede a ampliação do acesso ao crédito a toda a cadeia de valor.