Sistema FIERN e SEBRAE confirmam “fórum de energias” para novembro, em Natal 

13/09/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Hilneth Correia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte e o SEBRAE-RN anunciaram, nesta segunda-feira (12), que o “Fórum de Energias”, que irão promover em conjunto, em Natal, será realizado nos dias 08 e 09 de novembro. Os detalhes foram divulgados durante reunião da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE), da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), presidida pelo empresário Amaro Sales de Araújo.

O Fórum será promovido no Hotel Holiday Inn, em Natal, com inscrições a partir de outubro. A programação deverá coincidir com o período de realização da COP 27, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas deste ano, que será realizada no Egito.

Há expectativa de que os debates do Fórum sejam transmitidos online, dentro da programação da Conferência.

Programação

A página onde serão realizadas as inscrições será oficialmente lançada na próxima semana. As instituições organizadoras estimam que vão reunir 500 participantes presencialmente, entre empreendedores do setor de energia, profissionais da área; entidades representativas; Rede SEBRAE/SENAI e parceiros.

O evento incluirá discussões em três arenas temáticas, focadas em energia eólica, solar e em pautas convergentes, com palestras que atendem a públicos nas duas áreas. Abrangerá, ainda, um espaço talks, com discussões sobre Gestão de Negócios Solares, e um espaço Network, para facilitar a interação dos participantes.

Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, e Maezia Teodora, coordenadora de projetos de energia no SEBRAE-RN, observaram, durante a apresentação, que o Fórum deverá incluir palestras e painéis com insights e discussões que vão desde desafios e oportunidades para a atividade, até empregabilidade, profissões do futuro, diversidade e inclusão no mercado, regulação, tendências, potencialização de negócios e novas fronteiras, como a energia eólica offshore – a energia prevista com a implantação de parques eólicos no mar.

O presidente do Sistema FIERN e da COERE, Amaro Sales de Araújo, lembrou que a última edição presencial do Fórum de Energias foi realizada antes da pandemia e conquistou um “sucesso total”. “Eu acredito que vamos ter também um grande sucesso nesta segunda edição, que será um marco em um momento em que o mundo está discutindo esse tema e, certamente, trará uma grande contribuição a respeito”, disse.

O evento será promovido em parceria entre SENAI-RN, COERE e SEBRAE.

COERE

A COERE é um fórum de discussões, acompanhamento e proposições sobre o setor de energias renováveis que reúne 24 instituições locais e nacionais, entre elas a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), principais entidades representativas do setor no país.

Na reunião desta segunda-feira (12) também foram apresentados detalhes das articulações que o Sistema FIERN está capitaneando, junto à Empresa Gerencial de Projetos Navais da Marinha do Brasil (EMGEPRON), para implantação de um Cluster Naval no Rio Grande do Norte.

O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, por sua vez, apresentou resultados da Missão Internacional que a instituição realizou este mês, na Europa, com o objetivo de fortalecer parcerias voltadas à qualificação profissional e outros serviços para o offshore, para o desenvolvimento de ações na economia do mar e também com vistas à mobilidade urbana – área em que a eletromobilidade está inserida.

O MAIS RN – núcleo de pensamento estratégico da Federação das Indústrias do estado – apresentou, por sua vez, os resultados da 2ª Sondagem da COERE, com diagnósticos sobre o setor e um índice de confiança medido trimestralmente junto à atividade.