Primeiro painel do ABSOLAR Meeting Sul traz as perspectivas da geração própria solar e as potencialidades na região

19/09/24 | São Paulo

No início do Painel 1 do evento, a Coordenadora Estadual da ABSOLAR no Paraná, Liciany Ribeiro, apresentou os números da energia solar em Santa Catarina. Atualmente, são mais 1,4 GW de capacidade instalada solar fotovoltaica no estado e mais de R$ 7,3 bilhões em investimentos trazidos, além de mais de 43 mil novos empregos gerados na região e R$ 2,2 bilhões em arrecadação de tributos ao poder público. Liciany ainda ressaltou as oportunidades para o estado e também a parte da nova regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de julho deste ano, que flexibiliza a análise de inversão de fluxo para 3 casos específicos: consumidor com sistema de autoconsumo local, geração compatível com consumo simultâneo e fast track para sistemas de até 7,5 kW.

Gustavo Cintra, Diretor de Energia do BTG Pactual Empresas, explicou como o banco avalia o crédito para todos os tipos de projeto e como as taxas de juros são definidas. Já Daniel Krause, Gerente Filial Sul do Banco BV, apresentou os serviços disponíveis no mercado e como os bancos analisam os perfis das empresas que levam os clientes, ressaltando a correta avaliação dos mesmos e tipos de projetos para evitar inadimplências

Frederico Boschin, Advogado Sócio da Ferrari Boschin Advogados e Diretor Executivo da Noale Energia, abordou os problemas mais recorrentes no mercado de geração distribuída e como é importante conhecer as “regras do jogo” para poder contestar ou brigar pelos seus direitos. Segundo Boschin, é importante solicitar a base regulatória utilizada pela distribuidora na avaliação de cada caso e sempre escrever detalhadamente no momento de apresentar os dados na distribuidora.