ROUBO DE CARGAS COM PAINEIS SOLARES CRESCE NO BRASIL

07/06/24 | São Paulo

ABSOLAR criou portal para monitorar equipamentos e coibir este tipo de crime

Por: Amanda Ventorin

A energia solar já responde por mais de 18% da matriz elétrica brasileira. É a segunda maior fonte geradora de eletricidade do País. Conforme este mercado cresce, é cada vez mais comum ocorrências de roubos e furtos de equipamentos fotovoltaicos. Na tentativa de coibir este tipo de crime, a ABSOLAR criou um ambiente on-line onde é possível denunciar roubos de cargas e checar o registro do número de série dos equipamentos que foram roubados. Você pode consultar a lista aqui ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica

“Se esse aumento continuar, como temos escutado de muitos distribuidores, pode acabar comprometendo nosso custo, pois as seguradoras aumentam o custo quando a carga se torna visada” aponta Liciany Ribeiro, Coordenadora Estadual da ABSOLAR no Paraná “O produto solar sendo visado acaba encarecendo, então o objetivo desse produto [o ambiente online] é intimidar, afinal nosso produto é totalmente rastreável”, comentou.

A ação dos criminosos ocorre, em sua maioria, nas estradas. Os caminhões são interceptados e as cargas roubadas. No último domingo, 2 de junho, uma operação em Marajó, PA, coordenada pelas Equipes da Base Integrada Fluvial de Antônio Lemos, apreendeu 12 equipamentos de energia solar. Entre os equipamentos havia baterias, controladores e inversores, todos eles estavam sendo utilizados clandestinamente na área. Segundo a Secretaria do Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), os itens recuperados foram levados para a Base Antônio Lemos e os criminosos identificados.

3 dicas para se prevenir contra cargas roubadas

  1. Confira as credenciais da empresa vendedora. Sempre escolha empresas de boa reputação no mercado;
  2. Desconfie de ofertas milagrosas;
  3. Acesse o site da ABSOLAR e cheque se o código do equipamento está na lista das cargas que foram roubadas;