Secretário Gentil anuncia criação de Grupo de Trabalho sobre cortes de Geração

21/02/25 | São Paulo

O Secretário Nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira de Sá Júnior, anunciou a criação de um grupo de trabalho pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para avaliar os cortes de geração de energia que tem prejudicado usinas de energia solar em diversas regiões do Brasil. A notícia foi dada durante reunião realizada nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, com lideranças da ABSOLAR. O grupo de trabalho contará com representantes da Aneel, ONS, MME e CCEE, as associações do setor serão chamadas para discutir questões específicas. O objetivo principal é elaborar um relatório que aborde as questões estruturais que levam aos cortes, baseando-se em estudos prévios do ONS e da EPE.

Gentil ressaltou que já solicitou ao ONS a elaboração de uma apresentação detalhada sobre a situação e que o GT será instituído na próxima semana. O relatório final será emitido dentro de seis meses, mas a ideia é emitir relatórios preliminares antes deste prazo. Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, questionou sobre o tempo necessário para soluções concretas, ao que Gentil respondeu que questões de curto prazo podem ser resolvidas rapidamente, mas problemas estruturais poderão demandar mais tempo.

A ABSOLAR vai enviar ao Secretário Nacional de Energia Elétrica um levantamento com propostas de curto prazo vindas de seus associados. Mais informações vocês encontram nos Grupos de Trabalho ABSOLAR.